sábado, 3 de outubro de 2009

BurreauKrátos

A ignorância burocrática de nossos meios governamentais, jurídicos, legislativos, médicos, policiais, realmente me assusta, na verdade me enjoa. Esse poder que emana dos escritórios é realmente muito intrigante, pois a burocracia é burocrata. Pois as divisões de poderes, com intuito de fazer um sistema de engrenagens verticalizado, que funcione como um relógio suíço, através da impessoalidade e a limitação de poderes de cada uma dessas engrenagens subordinadas numa sucessiva ordem de divisão de poderes e responsabilidades seria realmente um sistema bem interessante. Se antes a burocracia não emanasse de subservientes. É uma coisa perfeita para robôs que não tivessem chipes de emoções e de ganância, e que também não fossem ousados o suficiente parar tentar atirar a primeira pedra da luxúria na vidraça do caos.
Divisão de responsabilidades nunca dá certo. E isso é uma lição que as pessoas levam de casa, pois nunca dá certo com a divisão das tarefas do lar, o filho reclama, o pai se omite e a santa mãe faz todo o serviço nefasto, tudo culpa de seu sentimento maternal.
Acho que não conseguiria viver num mundo sem burocracia. Num mundo em que você vai ao banco resolver a questão da previdência e é bem atendido, vai ao cartório tirar toda a sua culpa de lá num piscar de olhos, vai ao hospital público e é bem atendido sem demora, vai a um restaurante e o garçom não demora parar lhe atender! Seria um realidade utópica, nada de filas, nada de juros, nada de caras feias, nada de problemas, mas como já disse Sócrates — “ Uma vida sem desafios não vale a pena ser vivida”.
Não deveria haver mais discussões sobre burocracia, também como hipocrisia, futebol, mulher, religião, política, efeito estufa, mas também não haveria mais conversas nem provas de vestibular. Ou então deveriam dar aulas nas escolas sobres esses “assuntos polêmicos” (as aulas de filosofia que ninguém dá valor). Porque se as pessoas já estivessem mais familiarizadas com esses termos elas não se assustariam tanto pela vida e não fariam mais perguntas inconvenientes e idiotas. Coisa que também nunca irá acontecer, pois o sistema educacional é tão burocrático quanto o Congresso. Povo burro é mais fácil de governar, quer dizer ordenar, pois ele não tem discernimento para retrucar coisas além de cerveja, samba e futebol (coisa que também não fazem direito, falta um pouco de virtù da parte da população). O sistema tarda, tarda, e acaba falhando; a corda sempre rompe pro lado mais fraco; a ocasião faz o ladrão; e mesmo sabendo que macaco velho não mete a mão em cumbuca, sei que cedo ou tarde a nossa burocracia o derruba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário