quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Reticências Para Calar Você...

— Só posso disser uma coisa...
É sempre assim... Começa bem e acaba mal... E você pensa... Malditas reticências! O clássico símbolo composto por três pontos finais em uma seqüência retilínea quase que ilógica... Hermeticamente posicionado em começos, meios e fins de outra seqüência, só que desta vez de palavras, cujas quais às vezes não querem fazer o menor sentido. Pelo dicionário as reticências servem para indicar a omissão de um comentário ou idéia que não quis ser expressa pelo interlocutor, com o intuito de deixar algo para ser subtendido, fazendo a multiplicidade de sentidos, coisa que deixa o outro locutor louco!
— Você sabe...
É sempre assim, você acha que sabe, mas não sabe de nada... Para mim as reticências são as expressões máximas do simbolismo modernista. Você há de concordar comigo, caro leitor, que os três pontinhos são largamente usados no dia-a-dia da rede global, através da grande teia internacional chamada Internet, através de seus meios de comunicação, sites de relacionamentos, programas de relacionamentos, ferramentas de relacionamentos, e-mails de relacionamentos, tudo de relacionamento! É para isso que serve a Internet: relacionar pessoas, animais, robôs, etc.
— Eu gosto de você...
Até parece. Rapaz enganche o seu computador no gancho. ¬Ela não quer nada com você, é sempre assim. Se você ainda não entendeu, vou dar uma dica, reticência vem do latim e quer dizer, a grosso modo, calar alguma coisa, no caso, você! É incrível como às vezes as pessoas não notam que é para ficar calado. E olha que esse termo tem muitos anos de existência, vários de derivação, sobreviveu bravamente até chegar ao século vinte e um para que até hoje algumas pessoas não entendam que o que realmente as pessoas querem quando usam deste artifício é que o outro fique calado!

Um comentário:

  1. eu sou fão das ...
    não gos delas.. mas as ultilizo até me embrigar de ser reticente

    ResponderExcluir