quarta-feira, 16 de setembro de 2009

This Town Is A Lonely Town

—Forget it, Jake. It's Chinatown.
Mais de duas horas de filme para escutar essa frase, que me deixou sem palavras, não tenho adjetivos para me expressar, somente digo: é a frase! Bem para mim foi uma hora de filme, peguei o filme meio que da metade, coisa que me deixa bem chateado, mas pelo menos deu para entender um pouco o desfecho do filme. Não vou lhe dizer o filme, até porque não o sei todo para poder comentá-lo, apenas me resguardo a última frase.
Minha primeira crítica é bem simples, porque não se usam mais essas frases impactantes nos finais dos filmes? Entendes, é um porre parece que todo filme termina com morte, como o vilão do filme, maldito e clássico maniqueísmo; ou então com aquele ar de que vai ter uma continuação, como a justiça não foi feita, ou que o bruxinho vai ter que estudar mais para ser o cara! Isso também me lembra a grande pergunta e a bela resposta:
—Tell me. What is it?
—The stuff that dreams are made of.
É um problema muito sério, esse conformismo perante a violência, o problema é que essas coisas nunca saem de moda, sempre serão atuais. Posso ver esse filme de novo daqui a vinte anos que ele continuara atual a minha realidade carioca. E eu sempre vou dizer, a mim mesmo, a mesma coisa quando ele terminar:
—Esqueça isso, Léo. É o Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário