quinta-feira, 8 de abril de 2010

Trote

Sinal fechado, ele se aproxima dela e diz:
— Oi! Você poderia me dar uma ajuda com o trote?! — Diz ele com aquela pitoresca simpatia que se escondia por trás de sua pintura de apache que se embrenhava com sua barba. Assustada ela olhou pro seu corpo gordo estranhamente pintado com símbolos que representavam nada mais nada menos, do que a ideologia de seus autores. E riu e disse que não daria dinheiro a ele. Aquele gordo era como uma tela ambulante, não assinada, pedindo dinheiro no meio da rua.
— Ah! Mas por que não?
— Porque eu não concordo com essas coisas de trote! — Respondeu ela ainda risonha.
— Mas por que você não concorda? — O sinal abriu. Mas os dois prosseguiram com a “conversa”.
— Porque acho um absurdo! As pessoas passarem por esse vexame para dar dinheiro prum bando de vagabundo beber! Você não deveria se sujeitar a isso, você tem que acabar com isso! — Ela era difícil, mas o gordo gosta de mulheres difíceis.
— Também acho isso, mas o que eu posso fazer? Você acha que eu posso acabar com esse sistema assim rapidamente? Você tem que entender que o trote é um socializador! O trote é necessário! Agora me explica como é que eu acabo com o trote? — Ela desabou em risadas mais uma vez.
— Sei lá! Só sei que você tem que acabar com isso! Tem que mudar tudo isso! — Ela era bonita, a sua risada era gostosa, em si, ela era bem gostosa, enrolada, confusa. O gordo sabia que poderia se apaixonar por ela facilmente, porém, ele não relevou aquele afronte.
— Então você acha que é assim, sem explicação, que eu vou conseguir mudar essa realidade que reflete a problemática da ética pequeno-burguesa, que atinge um dos maiores rituais de passagem da vida estudantil de uma pessoa na vida sócio-estudantil frente a uma realidade capitalista?! — Ela riu dele, riu muito, e foi-se embora. Ele, porém, ficou parado no meio da rua, sem sorriso, sem dinheiro, sem camisa e sem mulher!

Um comentário:

  1. o trote mais q que qualquer coisa, é uma ferramenta de socialização..
    Eu não mantive nenhuma amigo do trote.. mas com certeza, foi o primeiro passo pra fazer amigos.

    Gordo, emu amigo Gordo.. adoro-te

    ResponderExcluir