quarta-feira, 6 de maio de 2009

Cara De Paisagem

Pode ser a melhor situação do mundo, ou a pior, pois se você não tiver reação é só lançar aquela cara de paisagem que ta tudo resolvido. Sempre acontece de você ser pego desprevenido em alguma coisa estranha, aquele tipo de coisa que não estava no roteiro, ou até estava, mas parecia ser muito insignificante que você nem deu bola. Aí quando bate claquete para rodar a cena, o Polanski gritando na tua bigorna “action”, com todo aquele sotaque dele de francês judeu, você acaba sem reação e com a aquela cara de paisagem, e como não estamos num set de filmagem não tem uma segunda chance, ou claquete número mil.
É notável que de uns tempos pra cá essa área do paisagismo está crescendo com uma força notável. Pelo menos uma vez por semana da pra notar essa cara estampada em algum presidente, ou chanceler, ou rainha, ou primeiro ministro, ou que seja, quem tenha poder, sempre há de haver um momento que este ser de tremendo poder e forte influência irá usar esse artifício.
Sempre tem aquela pergunta gostosa, de uma não muito gostosa jornalista, na coletiva de empresa que quase sempre é mais ou menos assim: “Lula e a reforma agrária?”. Neste momento preste bem atenção na cara no divino, ele há de coçar a barba para tirar a atenção dos olhos destes que estão procurando aos céus uma resposta bem elaborada, mas não acha e este sempre acaba falando coisas enroladas como: “Bem, vocês sabem,...crise...marolinha....etanol....floresta Amazônia é nossa....pré-sal ....PAC....violência.....”. Eu não gostaria de estar na pele dele neste momento. Deve ser péssimo, ou não, talvez ele fale tudo isto para acharem que ele é um inválido político, mas na verdade por trás da cortina vermelha ele é o Chuck Norris da economia, ou talvez ele esteja só fazendo drama porque ele pensa no que vai jantar naquele dia.
Percebam o seguinte: todos os presidentes ou tem barba, ou tem um narigão, ou são feios, ou tem um cabelo engraçado, também podem ser gordos, magros, baixos altos, ou seja, lá que diferença física eles tenham, eles sempre usam desses artifícios para se esconderem, para criar o tempo para responder essas perguntas capciosas. Ou então, são grandes caras de pau como o Bush que só falava e fazia merda deliberadamente.
Entendam que a cara de paisagem não é recurso real e divino dos grandes chefes políticos, todos podem usar. Às vezes, sem querer querendo, você usa. Como disse no começo sempre quando algo inesperado acontece é exquível o seu uso em situações embaraçosas, vergonhosas, ou em qualquer momento. Eu sempre que posso uso desta maravilhosa invenção da humanidade. Só para finalizar, não confunda a cara de paisagem com a cara de objeto sem sujeito, apesar delas serem extremamente parecidas na cara de objeto sem sujeito, em grande parte das vezes o ser estar babando ou esta para babar.

Um comentário: