domingo, 31 de maio de 2009

Batata Por Batata

Seja abençoado o dia que nasceu, quer dizer, brotou na terra a primeira batata. Batata é tudo! Batata explica geopolítica, apartheid, a fome nos países subdesenvolvidos, a Guerra Fria, a questão da favelização carioca, o problema do alcoolismo Russo, as crises do capitalismo. Também prova a existência de Deus, e a grande questão das guerras mundiais: você acha que eles queriam a Alsácia Lorena por questões meramente políticas e territoriais, na verdade é porque lá se plantam as melhores batatas da Europa! Achas tu que o misterioso ouro do Hitler, que nunca fora encontrado, era ouro? Tu foras enganado, era batata, elas nunca foram encontradas porque estas foram digeridas ao final da guerra!
O que seria da sociedade moderna, ou de mim, sem a batata? Acho que nada, eu não sobreviveria sem a batata. Para mim, gastronomicamente falando, a batata é a pedra filosofal, o cálice sagrado. Hermes sabia disso e Flamel também, pois batata cai bem com tudo e todas. Desde a batata pura, in natura, também sendo o carro chefe no prato principal, até um acompanhamento ao bacalhau.
Mas não é qualquer um que faz uma boa batata. Têm que saber fazer. Têm que ter tradição, tem que saber a tempura, o tempo de cozimento, a quantidade (muita de preferência), têm que ter salsa! Tem que ser mestre! O cozinheiro tem que ser magistralmente, um menestrel, um maestro zen, sabendo fazer a perfeita sinfonia entre os temperos, a batata, o acompanhamento, a salsinha! Fazendo uma perfeita sonata em ré menor, sempre guardando a maior dúvida: se a batata vai solar ou só vai acompanhar?
Por causa dessa falta de mestres já comi diversas batatas, aquelas que dão vontade de casar, passando pelas argumentáveis e as que vossa eminência bate o martelo condenado-as ao lixo, pois sua existência é um risco a nostra saúde e a sociedade.
Entenda o seguinte: - Batata é tudo na vida, quer dizer batata é vida, na verdade batata é a minha vida! Batata se come e se bebe. Esse é o alimento mais polivalente que existe, sendo muitas vezes herói e anti-herói, da gastronomia clássica e contemporânea, a batata tem um caráter muito volátil, tendendo muito para a marginalidade, a batata é um ser noir, um herói moderno, sempre roubando a cena do bacalhau, do Zé do Pipo.

Um comentário:

  1. Haaja batata hem amigo ?
    Noto que vc tem aspirações a gourmet !
    E mais, só você mesmo para conseguir escrever algo tão interessante sobre algo tão cotidiano que é a batata.
    Impressionante.

    ResponderExcluir